“Pois o mandamento é lâmpada, a instrução é luz e as advertências da disciplina são o caminho que conduz à vida.” (Provérbios 6.23)
Não é nada agradável caminhar no escuro, sem poder enxergar por onde ou para onde ir. Cada passo é um risco em que os pés tateiam, cautelosos e amedrontados, em busca de chão. Os movimentos são lentos e inseguros, sob a constante ameaça do tropeção e da queda. Descer ou subir os degraus da escada torna-se uma aventura ousada. A escuridão parece pesar nos ombros e os olhos se esforçam para definir a silhueta dos objetos ao redor ou o contorno de possíveis obstáculos adiante. É um momento de inevitável tensão.
Até que se ache um interruptor que, acionado, faça a luz dominar o recinto e dar fim ao senhorio das trevas. Então, tudo se esclarece. Formas, cores, tamanhos, nada mais permanece oculto. Viva a luz!
Para o sábio, o mandamento e a instrução da Palavra de Deus clareiam o caminho e conduzem os pés. Opinião, aliás, idêntica a do salmista: “A tua palavra é lâmpada que ilumina os passos e luz que clareia o meu caminho” (Salmo 119.105).
Se alguém quiser evitar, em ambientes de penumbra e escuridão, tombos perigosos e as machucaduras que se seguem, deve acender a luz para iluminar o caminho. E, de acordo com o sábio, a luz procede dos ensinos do Senhor. São eles que tornam a caminhada mais segura.
Pr. Weliton Carrijo